Opas alerta para risco elevado de surtos de dengue tipo 3 nas Américas

A Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) emitiu um alerta epidemiológico sobre o aumento do risco de surtos de dengue tipo 3 nas Américas. O sorotipo já foi identificado em países como Brasil, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México e Peru, elevando as preocupações das autoridades de saúde. A Opas recomenda o fortalecimento da vigilância, do diagnóstico precoce e da gestão clínica para conter um possível aumento de casos da doença.

O vírus da dengue possui quatro sorotipos distintos, e a imunidade adquirida contra um deles não protege contra os demais. Com a reintrodução do sorotipo 3, que não circula de forma predominante no Brasil desde 2008, há maior vulnerabilidade da população, especialmente entre aqueles que nunca tiveram contato com esse tipo do vírus. Além disso, o sorotipo tem sido associado a formas graves da doença, inclusive em infecções primárias.

Somente em 2024, as Américas registraram mais de 13 milhões de casos de dengue, resultando em 8.186 mortes. Nas primeiras semanas de 2025, já foram notificados 238.659 casos, sendo o Brasil responsável por 87% desse total. Até o momento, 263 casos foram classificados como dengue grave e 23 mortes foram confirmadas, reforçando a necessidade de intensificação das medidas de prevenção e controle.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*