Fevereiro será de calor intenso e chuvas acima da média no Norte e Nordeste, prevê Inmet

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê um mês de fevereiro com calor intenso e chuvas acima da média na maior parte das regiões Norte e Nordeste. No entanto, o leste do Acre, sul do Pará e Amazonas, parte de Rondônia, Tocantins e da Bahia devem ter volumes de chuva abaixo do esperado. Nessas áreas, as temperaturas devem ficar acima dos 26°C, com calor excessivo nos estados do Pará e Mato Grosso. A regularidade das chuvas favorecerá as lavouras na região Norte e no norte e oeste do Nordeste, beneficiando os cultivos da primeira safra.

Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão indica chuvas abaixo da média, mas algumas áreas podem registrar volumes superiores a 160 milímetros por dia. Cidades no noroeste do Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, além do leste de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro têm maior chance de temporais. O mês começa com alerta laranja para essas regiões, e a umidade no solo será suficiente para o desenvolvimento das lavouras em fase de crescimento, mas pode prejudicar plantações em estágio de colheita.

A Região Sul será a única com chuvas abaixo ou dentro da média histórica, exceto na costa leste de Santa Catarina e Paraná, onde os volumes podem superar o esperado para o mês. O centro-oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina pode sofrer impactos na agricultura devido à baixa umidade do solo. O Inmet alerta para a influência dessas condições no desenvolvimento das lavouras, que podem ser afetadas pelo clima irregular ao longo de fevereiro.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*