Congresso Nacional define novos presidentes da Câmara e do Senado neste sábado

A Câmara dos Deputados e o Senado Federal realizam neste sábado, 1º, a eleição para definir os novos presidentes de cada Casa Legislativa pelos próximos dois anos. Além da presidência, os parlamentares escolherão os demais membros das Mesas Diretoras. No Senado, a votação está prevista para as 10h, enquanto na Câmara a eleição ocorrerá à tarde, às 16h. O processo eleitoral será conduzido conforme as regras regimentais de cada Casa, com votação secreta.

No Senado, os parlamentares definirão, além do presidente, dois vice-presidentes e oito secretários (quatro titulares e quatro suplentes). Os candidatos à presidência devem registrar suas candidaturas por escrito na Secretaria-Geral da Mesa antes do início da votação. O atual presidente, Rodrigo Pacheco, anunciará os nomes formalizados e dará espaço para os discursos dos concorrentes, que poderão desistir da candidatura antes da votação. O pleito será realizado por meio de cédulas em cabine secreta, e vence o candidato que alcançar a maioria absoluta dos votos. Até o momento, quatro senadores disputam o cargo: Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Marcos Pontes (PL-SP), Marcos do Val (Podemos-ES) e Eduardo Girão (Novo-CE).

Na Câmara, o prazo para formalização das candidaturas à presidência se encerra às 13h30 deste sábado, enquanto os blocos parlamentares devem ser definidos até as 9h. Três deputados já oficializaram suas candidaturas: Hugo Motta (Republicanos-PB), Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RS). A eleição ocorrerá no Plenário e exige maioria absoluta (257 votos) para que o vencedor seja definido no primeiro turno. Caso contrário, a disputa segue para o segundo turno, no qual será eleito o candidato mais votado. A nova sessão legislativa será aberta em uma sessão conjunta do Congresso Nacional, às 15h.

Os partidos poderão formar blocos parlamentares para ampliar sua representatividade e garantir maior participação na distribuição de cargos na Mesa Diretora e nas comissões. O mandato dos integrantes da Mesa Diretora será de dois anos, enquanto os presidentes das comissões terão mandatos de quatro anos. A definição dos novos comandos do Congresso Nacional será decisiva para o andamento das pautas legislativas nos próximos anos.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*