A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a bandeira tarifária verde será mantida em fevereiro para o Sistema Interligado Nacional (SIN). Essa é a terceira vez consecutiva que não haverá acréscimos na conta de luz, garantindo um alívio para os consumidores. A definição da bandeira reflete os custos de geração de energia, avaliados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Nos meses chuvosos, como novembro, dezembro e janeiro, os reservatórios das hidrelétricas tendem a atingir níveis mais elevados, reduzindo a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, que possuem custo maior e impacto ambiental devido ao uso de combustíveis fósseis. Esse cenário favorável contribuiu para a manutenção da bandeira verde, indicando condições mais econômicas para a geração de energia.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias funciona como um alerta ao consumidor, semelhante a um sinal de trânsito, indicando se há necessidade de economia de energia em função dos custos de produção. Com a permanência da bandeira verde, os consumidores seguem sem custos extras na fatura de energia elétrica.
Seja o primeiro a comentar