A atacante Marta foi destaque no Prêmio Fifa The Best Football Awards, realizado nessa última terça, 17, ao vencer a primeira edição do Troféu Marta, concedido ao gol mais bonito da temporada. O nome do troféu é uma homenagem da Fifa à camisa 10 da seleção brasileira, eleita seis vezes a melhor jogadora do mundo. Marta, de 38 anos, recebeu o prêmio pelo gol marcado na vitória do Brasil contra a Jamaica, em amistoso realizado em 1º de junho. A cerimônia ocorreu em Doha, no Catar, mas a jogadora enviou um vídeo de agradecimento.
Além de Marta, outra brasileira brilhou na premiação: Gabi Portilho, de 29 anos, foi a única jogadora do Brasil a integrar o time ideal da Fifa em 2024. A atacante, que defende o Corinthians, se destacou como uma das principais atletas da seleção brasileira, vice-campeã olímpica nos Jogos de Paris. O time ideal foi composto por jogadoras como Alyssa Naeher (goleira), Lucy Bronze e Ona Battle (laterais), e Aitana Bonmatí e Graham Hansen (meio-campo e ataque).
O Troféu Marta contou com 10 indicadas, incluindo nomes como Beth Mead, Asiat Oshoala e Trinity Rodman. A homenagem reforça o legado da alagoana no futebol mundial, destacando sua trajetória e conquistas que continuam a inspirar novas gerações.
Seja o primeiro a comentar