A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA-Cepema), resgatou nove cães em situação de maus-tratos em Ceilândia, na última quinta, 5. Os animais estavam em condições precárias de higiene em um imóvel abandonado, com fezes e urina espalhadas pelo espaço. Entre os resgatados, estavam duas cadelas de porte médio em estado de magreza extrema, acompanhadas de seus filhotes.
Durante a operação, os investigadores descobriram que os cães não tinham acesso a água ou alimentação e que uma das fêmeas apresentava sinais de infestação por ectoparasitas. O imóvel onde os animais se encontravam havia sido uma escola que fechou durante a pandemia de Covid-19. Inicialmente, os cães eram utilizados para vigiar o local, mas com o tempo, os cuidados foram negligenciados pelos responsáveis.
A investigação revelou que o tutor dos animais visitava o imóvel a cada 15 dias para alimentá-los e muitas vezes os cães só se alimentavam porque vizinhos ajudavam. O responsável foi detido em flagrante pela prática de maus-tratos e levado à delegacia. Os cães foram encaminhados para o Serviço Veterinário Público (Hvep) para avaliação e, posteriormente, destinados a um lar temporário.
A PCDF destacou a importância da colaboração da população no combate aos maus-tratos a animais e orientou que qualquer suspeita seja reportada por meio dos canais oficiais da corporação, como o telefone 197 e o WhatsApp 61 986-261-197.
Seja o primeiro a comentar