Ministério da Saúde antecipa entrega de 1,8 milhão de unidades de insulina ao SUS

O Ministério da Saúde anunciou a antecipação da entrega de 1,8 milhão de unidades de insulina até o final de dezembro, garantindo o abastecimento nas redes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em comunicado, a pasta destacou que o reforço dos estoques assegura a continuidade do tratamento para os pacientes atendidos pela rede pública, em um momento de restrição global na oferta do medicamento. Com isto, a antecipação da medicação deve evitar interrupções no tratamento e minimizar os impactos da escassez global de insulina.

A entrega será feita pela Novo Nordisk, responsável pela produção de 15% do fornecimento mundial de insulina. A fábrica da empresa em Montes Claros (MG), a maior da América Latina, será a principal fonte desse insumo, permitindo a entrega de 93% do volume contratado até dezembro, superando a previsão inicial de 50% para este ano. Até outubro, o Ministério da Saúde já havia distribuído cerca de 60 milhões de unidades de insulinas NPH e regular, em frascos e canetas.

O Ministério orienta que pessoas com indicação para uso de insulina e dificuldades de acesso em farmácias privadas ou pelo programa Farmácia Popular procurem unidades básicas de saúde (UBSs) para solicitar o medicamento.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*