Uma aeronave com 221 brasileiros repatriados do Líbano pousou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 5h55 desta terça, 29, de acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB). Este é o nono voo da Operação Raízes do Cedro, que teve início em 2 de outubro para resgatar brasileiros na zona de conflito. Além dos passageiros, o avião KC-30 também trouxe um animal de estimação.
A operação, coordenada pela FAB e articulada com o Itamaraty, busca garantir a segurança dos brasileiros no Líbano, onde cerca de 20 mil vivem atualmente. Destes, pelo menos três mil já manifestaram o desejo de retornar ao Brasil devido à escalada do conflito na região. A iniciativa mobiliza aviões e equipes da FAB para realizar a logística de repatriação.
A tensão aumentou no final de setembro, após bombardeios israelenses no Líbano que resultaram na morte de dois adolescentes brasileiros. O confronto entre Israel e o grupo Hezbollah se intensificou desde o início do conflito na Faixa de Gaza, que teve origem no ano passado após um ataque do Hamas, aliado do Hezbollah.
Seja o primeiro a comentar