Faltando pouco mais de uma semana para as eleições nos Estados Unidos, a disputa pela Casa Branca entre o ex-presidente Donald Trump e a vice-presidente Kamala Harris segue apertada, com pesquisas indicando um cenário de empate técnico. De acordo com o agregado de levantamentos do RealClear Polling, Trump lidera com 48,5% das intenções de voto, apenas 0,1 ponto percentual à frente de Harris. Esse equilíbrio reflete uma virada recente, pois, no início do mês, a democrata tinha uma vantagem de 2 pontos.
Apesar dessa ligeira liderança de Trump, os modelos de previsão apresentam discrepâncias. O estatístico Nate Silver aponta Harris com uma vantagem de 1,2 ponto em âmbito nacional, enquanto o modelo matemático da The Economist estima 55% de probabilidade de vitória para Trump, com Harris ficando com 45%. Uma previsão similar do FiveThirtyEight projeta uma probabilidade de 54% para o republicano, mostrando o quanto a eleição é imprevisível e dependerá de Estados-chave como Michigan, Pensilvânia e Carolina do Norte.
Trump intensificou sua campanha com um comício em Nova York, no Madison Square Garden, nesse domingo, reunindo milhares de apoiadores. Realizar um evento na famosa arena era um sonho antigo do ex-presidente, que tenta conquistar um Estado tradicionalmente democrata e ampliar suas chances de vencer na votação de 5 de novembro.
Seja o primeiro a comentar