Israel ataca alvos militares no Irã e acirra tensões no Oriente Médio

Israel realizou ataques a instalações militares no Irã na manhã deste sábado, 26, em resposta a um ataque iraniano ocorrido neste mês. A retaliação, no entanto, evitou alvos como instalações petrolíferas e nucleares do país, após apelos de aliados e vizinhos por moderação. Segundo os militares israelenses, dezenas de jatos completaram três ondas de ataques antes do amanhecer, atingindo fábricas de mísseis e outras infraestruturas, com um aviso ao Irã para evitar represálias.

O Irã informou que suas defesas aéreas responderam ao ataque, com o registro de dois soldados mortos e danos limitados em algumas áreas. Autoridades regionais relataram reuniões em Teerã para avaliar uma resposta ao ataque, sendo que as explosões foram ouvidas por horas na capital e em bases militares próximas. Em nota, o Ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano declarou que o país tem o direito de defesa, mas reforçou seu compromisso com a segurança regional, sugerindo uma postura menos escalada.

A ofensiva ocorre em um cenário de alta tensão desde o ataque do Hamas a Israel, em outubro. Recentemente, o Irã lançou mísseis balísticos contra Israel, aumentando os receios de uma escalada mais ampla no Oriente Médio. Apesar dos ataques de hoje, o exército israelense não impôs novas restrições de segurança, sinalizando que uma resposta iraniana imediata não é esperada.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*