Após mais de cinco meses de interrupção, os voos comerciais no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, serão retomados nesta segunda, 21. A paralisação foi causada pelos estragos das chuvas que atingiram o estado em abril e maio. Segundo o governo do Rio Grande do Sul, 9 mil passageiros devem circular no primeiro dia de reabertura, com 71 voos programados. As primeiras rotas incluem destinos como Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, com expectativa de ampliação gradual das operações.
A concessionária Fraport informou que, apesar de o aeroporto operar com parte da pista principal, até 128 voos domésticos por dia podem ser realizados. A recuperação completa da pista e o retorno dos voos internacionais estão previstos para o dia 16 de dezembro. O ministro da Secom, Paulo Pimenta, garantiu que o aeroporto estará operando 100% até o Natal, destacando a importância do terminal para a retomada econômica do estado.
O fechamento do Salgado Filho, em maio, após as enchentes que afetaram mais de 2 milhões de pessoas no Rio Grande do Sul, evidenciou a necessidade de melhorias na infraestrutura aeroportuária. A Fraport solicitou uma revisão do contrato de concessão e, em agosto, a Anac liberou R$ 425,96 milhões para auxiliar nas reformas. O montante será repassado em parcelas à medida que os gastos forem comprovados.
Seja o primeiro a comentar