STF determina extradição de foragidos por atos golpistas de 8 de janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a extradição de cerca de 60 brasileiros foragidos no exterior, além do blogueiro Oswaldo Eustáquio, que se encontra na Espanha, todos investigados pelos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023. A decisão foi motivada pelo rompimento de tornozeleiras eletrônicas por esses indivíduos, que fugiram para a Argentina.

Embora a medida tenha sido tomada, os detalhes permanecem em segredo de Justiça, e a tramitação dos pedidos de extradição pode ser longa, sem previsão específica para que os acusados sejam detidos e devolvidos ao Brasil. Os pedidos foram encaminhados ao ministro pela Polícia Federal e, após a autorização, seguirão para o Ministério da Justiça e o Ministério das Relações Exteriores, que cuidarão dos trâmites internacionais.

Até o momento, o STF já condenou mais de 200 pessoas envolvidas nos eventos de 8 de janeiro, que enfrentam acusações como associação criminosa armada, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e tentativa de golpe de Estado. As ações da Justiça visam responsabilizar os envolvidos e garantir a ordem democrática no país.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*