Segundo voo para repatriar brasileiros do Líbano chega ao Brasil

Na manhã desta terça, 8, o segundo voo da operação Raízes do Cedro aterrissou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, trazendo 227 passageiros e três animais de estimação. Esses repatriados estão fugindo da guerra entre Israel e o grupo xiita Hezbollah, que já causou cerca de 1.400 vítimas e deslocou 1,5 milhão de libaneses de suas residências. O primeiro voo da operação ocorreu no último domingo, 6, com 228 pessoas sendo repatriadas. Aproximadamente 3 mil cidadãos brasileiros no Líbano solicitaram apoio ao governo para deixar o país.

A aeronave KC-30, que fez escala em Portugal para reabastecimento, não apenas trouxe os repatriados, mas também transportou insumos de saúde doados pelo Brasil ao Líbano. Segundo o comando da Aeronáutica, a Operação Cedro terá caráter contínuo, refletindo o compromisso do governo brasileiro com a situação crítica no Líbano. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao recepcionar os repatriados no domingo, reafirmou que o Brasil “não medirá esforços para trazer todos os brasileiros, ou parentes de brasileiros, que estão no Líbano e desejam vir ao país”.

A situação no Líbano se agravou com a intensificação dos ataques das Forças Armadas de Israel ao Hezbollah, que se intensificaram na última semana, complicando ainda mais as já frágeis relações entre os países do Oriente Médio. Coincidentemente, o dia 7 de outubro marca um ano do ataque surpresa do grupo Hamas a israelenses, um evento que desencadeou um novo ciclo de conflitos na região, afetando a vida de muitos brasileiros que residem no Líbano, cuja estimativa é de cerca de 20 mil pessoas.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*