A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou em Beirute, no Líbano, às 10h40 (horário de Brasília) desta segunda, 7, como parte da Operação Raízes do Cedro. Além de resgatar brasileiros, a missão levou doações de insumos de saúde do governo brasileiro ao país, incluindo 20 mil seringas com agulhas e 4 mil agulhas individuais. A FAB ainda não informou quantos brasileiros estarão no próximo voo de repatriação.
Segundo o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, a operação será contínua, com a expectativa de repatriar cerca de 500 brasileiros por semana. O novo grupo deve chegar ao Brasil na próxima terça, 8. Estima-se que 20 mil brasileiros vivam no Líbano, e o Ministério das Relações Exteriores contabiliza 3 mil interessados em deixar o país, devido à escalada do conflito entre Israel e grupos armados na região.
No último domingo, 6, os primeiros 229 brasileiros repatriados chegaram à Base Aérea de São Paulo, onde foram recebidos pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o encontro, o presidente criticou a ofensiva de Israel, afirmando que o Brasil é um país que preza pela paz e condena a destruição causada pela guerra.
Seja o primeiro a comentar