A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, apresentou um balanço do primeiro turno das eleições municipais realizadas nesse último domingo, 6. De acordo com os dados divulgados, 15 capitais brasileiras terão segundo turno na disputa para prefeito, enquanto em 11 capitais a eleição foi decidida já no primeiro turno. No total, a segunda fase da votação ocorrerá em 50 municípios com mais de 200 mil eleitores, de um total de 103 que poderiam passar por essa etapa.
A abstenção dos eleitores foi de 21,71%, um índice que, segundo Cármen Lúcia, evidencia a necessidade de ações para estimular a participação dos cidadãos nas próximas eleições. O TSE também destacou que o primeiro resultado da eleição foi registrado às 17h, em São Cristóvão do Sul (SC), e às 19h10, a Paraíba se tornou o primeiro estado a concluir a apuração. Por volta das 21h, 97% das urnas em todo o país já haviam sido apuradas, demonstrando uma agilidade na contagem dos votos.
A ministra abordou ainda a questão da compra de votos, ressaltando que cerca de R$ 21 milhões em dinheiro foram apreendidos durante a campanha, segundo a Polícia Federal. Ela enfatizou a importância de um aprimoramento institucional para coibir práticas ilícitas e pediu agilidade nas investigações, afirmando que é essencial que o Ministério Público atue e que a judicialização dos casos seja feita com rigor. “É preciso que esses inquéritos terminem, para que tenhamos um tratamento adequado dos casos”, concluiu.
Seja o primeiro a comentar