A Força Aérea Brasileira (FAB) dará início nesta quarta, 2, à repatriação de brasileiros no Líbano, em meio à escalada das operações militares de Israel no Oriente Médio. Cerca de 220 pessoas serão retiradas de Beirute em um avião KC-30, em ação coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), chamada de Operação Raízes do Cedro. O voo fará uma escala para reabastecimento em Lisboa, tanto na ida quanto na volta. A FAB ainda planeja outros voos, que devem ocorrer nos próximos dias.
De acordo com o MRE, aproximadamente 3 mil brasileiros solicitaram ajuda para deixar o Líbano, país que abriga a maior comunidade brasileira no Oriente Médio, com 21 mil residentes. Os recentes ataques aéreos israelenses já deixaram mais de mil mortos em território libanês, incluindo dois adolescentes brasileiros e seus pais. A situação em Beirute é descrita como “tensa e terrível” por brasileiros que vivem na região, que relatam medo de uma guerra de grandes proporções.
A autorização para a operação foi dada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que o Brasil repatriará seus cidadãos de qualquer local em situação de risco. Lula também lamentou os ataques israelenses ao Líbano, criticando a escalada de violência na região.
Seja o primeiro a comentar