Desemprego recua para 6,6% e atinge menor nível desde 2012, aponta IBGE

A taxa de desemprego no Brasil caiu para 6,6% no trimestre encerrado em agosto deste ano, conforme dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados nesta sexta, 27, pelo IBGE. Este é o menor índice registrado para o período desde o início da pesquisa, em 2012. No trimestre anterior, a taxa havia sido de 7,1%, enquanto no mesmo período de 2023 o desemprego estava em 7,8%.

A população desocupada ficou em 7,3 milhões de pessoas, o menor número desde o trimestre encerrado em janeiro de 2015. Esse contingente representa uma queda de 6,5% em comparação ao trimestre anterior e de 13,4% em relação ao mesmo período do ano passado. O total de trabalhadores no país também atingiu um recorde, com 102,5 milhões de pessoas empregadas, um aumento de 1,2% em relação ao trimestre anterior e de 2,9% comparado a 2023.

Segundo Adriana Beringuy, coordenadora da pesquisa, a baixa taxa de desocupação reflete o aumento da demanda por trabalhadores em várias atividades econômicas. O cenário atual leva o desemprego a níveis próximos aos observados em 2013, quando a taxa estava em seu ponto mais baixo.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*