O incêndio florestal na Floresta Nacional de Brasília (FLONA) foi controlado por volta das 21h dessa última quarta, 4, embora ainda restem focos isolados que estão sendo combatidos por uma equipe. O fogo, que começou na última terça, 3, destruiu cerca de 2.176 hectares, o que representa aproximadamente 38,58% da área da FLONA. A área queimada é significativa, e as equipes continuam a trabalhar para extinguir completamente as chamas.
Desde o início do incêndio, uma grande operação de combate ao fogo envolveu o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o Jardim Botânico, o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), o IBAMA (com as equipes do Prev Fogo e Cetas), a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) e o Zoológico de Brasília. O CBMDF mobilizou cinquenta militares, uma aeronave e 12 viaturas para o combate ao incêndio.
Além das ações para controlar o fogo, o Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal tem auxiliado no atendimento aos animais feridos, encaminhando-os ao Zoológico de Brasília. As autoridades ainda investigam a causa do incêndio, que é suspeito de ter origem criminosa. As equipes permanecerão na FLONA para fazer o resfriamento do solo.
Seja o primeiro a comentar