ONU faz progresso na vacinação contra poliomielite em Gaza em três dias de campanha

A principal agência da ONU para os palestinos informou estar fazendo progresso na distribuição de vacinas contra a poliomielite para crianças em Gaza, mas reforçou o pedido por um cessar-fogo permanente na guerra que já dura 11 meses. Em três dias de campanha, cerca de 187 mil crianças receberam a vacina, após a descoberta de um caso de pólio no mês passado, o primeiro em 25 anos. As autoridades de saúde e humanitárias destacam que, embora pausas temporárias de oito horas nos combates permitam a vacinação, a situação exige uma solução mais duradoura.

A UNRWA, que lidera a campanha, ressaltou que a segunda fase será levada para outras áreas de Gaza, enquanto Israel e o Hamas mantêm essas pausas diárias em áreas previamente acordadas. O colapso do sistema de saúde em Gaza, agravado pela destruição de hospitais durante o conflito, é apontado como uma das razões para o retorno da poliomielite. Israel, por sua vez, afirma que o Hamas usa as instalações médicas para fins militares, o que o grupo nega.

Apesar dos avanços na imunização, os esforços diplomáticos para garantir um cessar-fogo permanente e a libertação de reféns continuam fracassando. Israel insiste que manterá suas tropas em áreas estratégicas de Gaza, enquanto o Hamas exige a retirada total das forças israelenses para pôr fim ao conflito.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*