Dores musculares: quiropraxia e massoterapia juntas podem reverter quadro crônico

Cerca de 80% das pessoas têm, tiveram ou terão dores na coluna ao longo da vida. Essa é a estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) e especialistas afirmam que a dor lombar é o segundo maior motivo de idas aos consultórios médicos, atrás apenas das dores de cabeça. “Todos os dias recebo no meu consultório pessoas com dores musculares que começam na coluna cervical, descendo para o pescoço, trapézio, costas e se estendem até a lombar, onde a dor é mais intensa. São pessoas com perfis variados, desde jovens até idosos, com ocupações e estilos de vida diferentes, mas com a dor em comum”, diz o massoterapeuta e quiropraxista Wiktor Pena.

Combinação traz resultados fora da curva
Partindo da combinação entre as duas abordagens e com base em estudos pessoais, o quiropraxista e massoterapeuta, Wiktor Pena, observou pacientes para unir técnicas e desenvolver um protocolo autoral destinado ao tratamento de dores como um todo. O método surgiu ao perceber que a associação trazia resultados mais expressivos para seus pacientes.
Como o especialista afirma, sua abordagem própria é totalmente natural, realizada com técnicas manuais, e foi pensada para estimular especialmente a definição muscular. “Nossa musculatura é composta por diversas camadas de fibras e elas se encontram em diferentes níveis. Através de um estudo minucioso, aprendi como acessar essas diferentes camadas e trabalhar de uma forma que os cortes e o tônus muscular se intensificam. Além de contribuir para a quebra e realocamento das células de gordura no corpo, que muitas vezes são persistentes e que não são afetadas nem mesmo por meio de dietas e treino”, esclarece.

Devolvendo a qualidade de vida
Contudo, o método do quiroprata acabou ajudando a devolver a qualidade de vida para quem lida com dores que já eram consideradas crônicas. É o caso da confeiteira Nathália Freitas, que sofria com dores na região lombar decorrentes das muitas horas em pé na cozinha, bem como de algumas lesões de treinos que fazia diariamente.

“Ela procurou o protocolo que batizei de Adonis Sculpting para resolver tanto suas tensões musculares como para melhorar sua definição muscular. Em apenas oito sessões conseguimos sanar suas dores e aumentar seu rendimento nos treinos, além de sua definição, com as técnicas aplicadas”, conta. Para ele, esse pode ser considerado um resultado fora da curva, já que apesar de treinar há algum tempo a paciente não conseguia a definição desejada e continuava com dores.

Duas abordagens com o mesmo objetivo
A quiropraxia é uma abordagem alternativa que diagnostica, trata e previne condições em articulações, nervos, músculos, vértebras e tendões, levando em conta os impactos que os desajustes podem causar no organismo como um todo. Com as mãos, o especialista realiza a manipulação da coluna e articulações com o objetivo de melhorar o funcionamento do corpo como um todo, sendo indicada principalmente para aliviar tensões musculares, recuperação de lesões esportivas ou acidentes, diminuição de dores (inclusive da fibromialgia), correção da postura etc.

Já a massoterapia, também reconhecida pela OMS, é um conjunto de técnicas terapêuticas milenares, também realizada com as mãos, e que trata o corpo e a mente como um todo. Com movimentos fortes ou delicados, o toque do terapeuta pode ajudar no relaxamento, na redução do estresse e da ansiedade ao mesmo tempo que melhora a circulação sanguínea, relaxa os músculos, alivia dores e tensões, promove bem-estar e ajuda a equilibrar disfunções no corpo potencializando a imunidade.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*