Butantan suspende desenvolvimento da vacina contra covid por baixa eficácia

O Instituto Butantan anunciou nessa última sexta, 23, que encerrará o desenvolvimento de sua vacina contra a covid-19, a Butanvac, após resultados abaixo do esperado na Fase II dos testes clínicos. Os ensaios, que contaram com 400 voluntários, mostraram que a vacina dobrou a quantidade de anticorpos contra a doença após 28 dias, enquanto a meta era alcançar um aumento quatro vezes maior, desempenho já atingido por outras vacinas disponíveis no Brasil.

De acordo com o diretor do Instituto Butantan, o epidemiologista Esper Kallás, o desfecho não demonstrou a imunogenicidade esperada, o que levou à decisão de interromper o desenvolvimento do imunizante. “No Butantan, temos respeito absoluto pelo processo e resultado científicos. Por isso, interrompemos o seu desenvolvimento e seguimos no desenvolvimento de rotas mais promissoras”, afirmou Kallás.

A Butanvac, conhecida internacionalmente como NDV-HXP-S, estava sendo desenvolvida em parceria com o Instituto de Vacinas e Biologia Médica do Vietnã e a Organização Farmacêutica Governamental da Tailândia. A vacina utilizava tecnologias já dominadas pelo Butantan para a produção de vacinas contra a gripe, baseadas em ovos de galinha para a produção de antígenos.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*