Na noite dessa última quarta, 21, o Departamento de Trânsito (Detran-DF), em parceria com a Polícia Militar, realizou mais uma edição da Operação Sossego nas regiões de Águas Claras e Areal. Durante a operação, 230 motociclistas foram abordados, resultando em 22 autuações por escapamento irregular, 17 por falta de habilitação e dez por CNH vencida há mais de 30 dias. Além disso, cinco condutores foram autuados por dirigir após o consumo de álcool e 44 por diversas infrações. Oito motocicletas foram recolhidas ao depósito por irregularidades.
O principal objetivo da Operação Sossego é combater a circulação de motocicletas com escapamento livre ou sistemas de silenciamento defeituosos. O Detran-DF busca garantir que os veículos atendam às normas de segurança e emissão de ruído, que são frequentemente desrespeitadas, provocando transtornos para a comunidade.
Os números mostram um aumento significativo nas autuações relacionadas a escapamentos irregulares. De janeiro a julho deste ano, o Distrito Federal registrou 4.442 infrações por esse motivo, um aumento de 36% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 3.263 infrações. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conduzir veículo com escapamento irregular é uma infração grave, sujeita a multa de R$ 195,23, adição de cinco pontos na CNH e retenção do veículo até que a irregularidade seja sanada.
Seja o primeiro a comentar