Vulcão Shiveluch entra em erupção após forte terremoto na Rússia

O vulcão Shiveluch, na costa leste da Rússia, entrou em erupção na manhã deste domingo, 18, após forte terremoto de magnitude 7,0 ter atingido o Pacífico, no sábado, com epicentro a cerca de 100 quilômetros da capital regional Petropavlovsk-Kamchatsky.

Um dos vulcões mais ativos da Rússia, o Shiveluch expele enormes nuvens de cinzas na atmosfera e coloca a circulação de aviões em alerta. A coluna de cinzas chegou a atingir 8 quilômetros (km) de altura.

Seguiram-se jatos de lava, de acordo com o Instituto de Vulcanologia e Sismologia da Filial do Extremo Oriente da Academia da Rússia de Ciências, citado na agência russa TASS.

“De acordo com avaliações visuais, a coluna de cinzas está subindo até 8 km acima do nível do mar”, disseram as autoridades.

Shiveluch é um dos maiores e mais ativos vulcões da Península de Kamchatka, com altura de 3.283 metros. Ele está situado na junção dos arcos das ilhas Kuril-Kamchatka e Aleutas, a aproximadamente 50 km da vila de Klyuchi, no distrito de Ust-Kamchatsky, a cerca de 450 km da capital regional, Petropavlovsk-Kamchatsky.

Terremoto
Na noite do último sábado, 17, o Serviço Geológico dos Estados Unidos (US Geological Survey) informou que um terremoto de 7 de magnitude tinha ocorrido a cerca de 29 km abaixo da superfície do Oceano Pacífico, na zona leste da Rússia.

O epicentro ocorreu a 100 km a leste da cidade costeira de Petropavlovsk-Kamchatsky, onde vivem mais de 181 mil pessoas, situado na região oriental russa de Kamchatka.

Até o momento. não houve relatos de danos ou feridos devido ao violento tremor de terra, no entanto, “os edifícios estão agora sendo examinados sobre possíveis danos, com atenção especial às instalações sociais”, relataram os serviços de emergência locais.

O forte abalo desencadeou a atividade vulcânica de Shiveluch, que fica em localidade rodeada por vulcões.

A Península de Kamchatka, onde está situada essa cidade russa, faz parte do “Anel de Fogo” sismicamente ativo, onde um cinturão circunda o Oceano Pacífico, conhecido por ser afetado por terremotos frequentes e acomodar mais de duas dúzias de vulcões ativos, incluindo Shiveluch.

A cidade fica do lado contrário de uma baía onde está instalada importante base submarina russa.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico, do Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA, em Honolulu, lançou um alerta de tsunami, que foi suspenso mais tarde.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*