Equipe belga deixa triatlo misto em Paris por contaminação no Rio Sena

O Comitê Olímpico da Bélgica anunciou nesse último domingo, 4, que a equipe do país não participará da prova do triatlo misto dos Jogos de Paris, programada para a esta segunda, 5. A desistência foi motivada pela doença de Claire Michel, uma das atletas do time. Segundo uma reportagem do jornal belga “La Libre”, Claire foi hospitalizada com problemas intestinais e estomacais, supostamente causados pela bactéria E.coli, contraída após competir no triatlo na última terça, 30, nas águas do Rio Sena, cuja alta poluição já havia adiado a prova masculina no dia anterior.

Em comunicado, o comitê belga expressou esperança de que as lições do torneio em Paris sejam aprendidas para futuras competições. “Estamos pensando em dias de treino que possam ser garantidos, dias de competição e formatos que sejam claros com antecedência e circunstâncias que não gerem incertezas entre atletas, comitiva e torcedores”, dizia a nota. Até o momento, nem o comitê organizador Paris 2024, nem a World Triathlon (federação internacional da modalidade) se pronunciaram sobre o caso. A disputa do triatlo misto segue confirmada para a esta segunda, às 3h (horário de Brasília).

As preocupações com o estado do Rio Sena aumentaram após mais um treino de natação do triatlo misto ser cancelado devido à poluição, repetindo o ocorrido no último sábado e na semana passada antes das provas individuais. Com um investimento de cerca de 1,4 bilhão de euros para reduzir a contaminação do rio, as autoridades francesas enfrentam um desafio significativo. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, chegou a mergulhar no rio para demonstrar sua segurança, mas fortes chuvas comprometeram a qualidade da água, impactando as competições de triatlo e outras modalidades de natação em águas abertas.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*