São Paulo confirma dois casos de febre do Oropouche no Vale do Ribeira

A Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo confirmou nessa última quinta, 1º), dois casos de febre do Oropouche no estado. Os diagnósticos foram realizados após exames de RT-PCR pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL). As infecções ocorreram em duas moradoras do município de Cajati, na região do Vale do Ribeira, que se recuperaram da doença.

As pacientes, que residem em áreas rurais próximas a plantações de bananas, não tinham histórico de deslocamento para outras regiões nos últimos 30 dias, sugerindo que se tratam de casos autóctones, contraídos no próprio município. O Ministério da Saúde informou que a febre do Oropouche é transmitida principalmente pelo mosquito maruim ou mosquito-pólvora, que após picar uma pessoa ou animal infectado, pode transmitir o vírus a outras pessoas.

Os sintomas da febre do Oropouche são similares aos da dengue, incluindo dor de cabeça intensa, dor muscular, náusea e diarreia. A prevenção consiste em evitar áreas de ocorrência e minimizar a exposição a picadas de mosquitos, usando roupas que cobrem a maior parte do corpo e aplicando repelente. Também é essencial utilizar telas em portas e janelas e manter terrenos e locais de criação de animais limpos.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*