A World Triathlon e os organizadores dos Jogos Paris 2024 decidiram adiar a disputa do triatlo masculino, que estava originalmente marcada para a manhã desta terça, 30, na capital francesa, devido à poluição do rio Sena causada por fortes chuvas no último fim de semana. A prova, que envolve natação nas águas do Sena, foi remarcada para a próxima quarta, 31, às 5h45 (horário de Brasília). A competição feminina também ocorrerá na quarta-feira, começando às 3h (horário de Brasília). Já o triatlo misto permanece agendado para a próxima segunda-feira, 5 de agosto.
A federação internacional da modalidade, em comunicado conjunto com as autoridades municipais de Paris, explicou que a decisão de adiamento foi baseada nas condições meteorológicas e nos níveis de poluição da água. A World Triathlon destacou que a realização das provas dependerá de novos testes de qualidade na água do Sena para garantir que os níveis de poluição estejam dentro dos limites seguros para a prática da natação.
O percurso do triatlo, que combina natação, ciclismo e corrida, começará na ponte Alexandre III, um marco histórico da cidade inaugurado em 1900. Além do triatlo, o rio Sena também receberá as provas de maratona aquática, previstas para os dias 8 e 9 de agosto. O Brasil terá quatro representantes no triatlo: Manoel Messias e Miguel Hidalgo no masculino, e Djenyfer Arnold e Vitoria Lopes no feminino.
Seja o primeiro a comentar