Mercado financeiro revisa projeções de inflação para os próximos anos

O Boletim Focus divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira revelou uma leve elevação na previsão da inflação para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deste ano, passando de 3,96% para 3,98%. Para 2025, a estimativa também subiu, de 3,8% para 3,85%, enquanto para os anos seguintes, as projeções indicam estabilidade em 3,6% para 2026 e 3,5% para 2027.

Essas previsões estão alinhadas com as metas estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), que determina uma meta de inflação de 3% para 2024, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. A inflação de maio, impulsionada pelo aumento dos preços de alimentos e bebidas, alcançou 0,46%, acumulando 3,93% nos últimos 12 meses, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para controlar a inflação e atingir as metas estabelecidas, o Banco Central tem utilizado a taxa básica de juros, a Selic, mantida em 10,5% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) na última reunião.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*