Na manhã desta quinta, 20, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou a Operação Bad Bots, com o objetivo de coibir uma atividade criminosa contra uma plataforma on-line de classificados. A ação, coordenada pela Divisão de Repressão aos Crimes contra a Propriedade Imaterial (DRCPIM/CORF/DPE), resultou no cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência de um homem de 53 anos. Ele é acusado de criar contas falsas na plataforma usando softwares automatizados, além de comercializar ilegalmente serviços de impulsionamento de anúncios dos usuários.
Segundo informações da empresa afetada, que tem como política destacar as publicações mais recentes para dar visibilidade aos anúncios, o investigado desenvolveu um sistema conhecido como “BotAds”. Esse mecanismo fraudulento impulsionava anúncios através de contas falsas, mantendo-os em destaque sem efetuar os devidos pagamentos à plataforma. Além disso, os serviços ilícitos eram promovidos em canais de uma plataforma de vídeos, usando indevidamente a marca da empresa vítima e oferecendo mentoria para ensinar a prática criminosa a terceiros.
Os números revelam a extensão do esquema: mais de 1,5 milhão de anúncios foram impulsionados de maneira fraudulenta, resultando em um prejuízo estimado em R$ 18 milhões para a plataforma. O investigado poderá responder por crimes contra registro de marca e concorrência desleal, conforme previsto na Lei 9.279/1996.
Seja o primeiro a comentar