O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed Al-Ansari, anunciou nessa última quinta, 6, que o Hamas ainda não respondeu aos mediadores sobre a mais recente proposta de cessar-fogo, indicando que o grupo está analisando atentamente o plano. Além disso, ressaltou que Catar, Egito e Estados Unidos permanecem engajados na busca por uma solução para o conflito em Gaza.
Relatos de duas fontes de segurança egípcias confirmaram que as negociações em curso visando um cessar-fogo entre Israel e o Hamas, na Faixa de Gaza, prosseguem, embora até o momento não haja indícios de avanços substanciais. As conversações tiveram início na quarta-feira, com um encontro entre o diretor da CIA, William Burns, e autoridades do Catar e do Egito em Doha, para discutir uma proposta apoiada publicamente pelo presidente dos EUA, Joe Biden, na semana passada. Biden descreveu o plano como uma iniciativa de Israel em três fases.
Contudo, em um movimento que desafia essa proposta, o líder do Hamas, Ismail Haniyeh, declarou na quarta-feira que o grupo insiste no fim permanente do conflito em Gaza, exigindo a retirada israelense como parte de qualquer acordo de cessar-fogo. Desde a trégua de uma semana em novembro, todas as tentativas de alcançar um acordo fracassaram, com o Hamas reiterando sua demanda pelo fim definitivo do conflito, enquanto Israel se mostra inclinado apenas a discutir pausas temporárias até que o grupo seja derrotado.
Este conflito teve início após um ataque do Hamas a Israel em 7 de outubro, resultando em aproximadamente 1.200 mortes e mais de 250 reféns, segundo dados fornecidos pelas autoridades israelenses.
Seja o primeiro a comentar