O Primeiro-Ministro britânico, Rishi Sunak, confirmou neste domingo, 14, que os aviões da Força Aérea do Reino Unido posicionados no Oriente Médio abateram “vários” drones iranianos durante o ataque do Irã contra Israel na noite do último sábado,13.
O líder conservador afirmou que graças ao “esforço de colaboração internacional, no qual o Reino Unido participou, quase todos os mísseis foram interceptados, salvando vidas não só em Israel, mas também em países vizinhos como a Jordânia”.
O porta-voz militar israelita, Daniel Hagari, disse neste domingo, 14, que “99% das ameaças lançadas contra o território israelita foram interceptadas”, tendo a maioria delas ocorrido fora das fronteiras de Israel, graças à ajuda dos “sistemas antiaéreos israelitas” e de parceiros, como EUA e Reino Unido.
Na declaração feita à porta da sua residência e gabinete oficial em Downing Street, Londres, Sunak prestou “homenagem à bravura e profissionalismo” dos pilotos do seu país, “que voaram perante o perigo para proteger os civis”.
O chefe do executivo confirmou que a Força Aérea enviara aviões adicionais para a região “como parte da operação (britânica) existente para combater o Daesh no Iraque e na Síria”.
Seja o primeiro a comentar