DF registra redução histórica nos crimes contra a vida e patrimônio após 25 anos

A implementação efetiva do Programa DF Mais Seguro – Segurança Integral pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) tem resultado em uma significativa queda nos índices criminais em todo o Distrito Federal, principalmente nos crimes contra a vida. No primeiro trimestre deste ano, comparado ao mesmo período do ano passado, os homicídios consumados diminuíram em 21,1%, alcançando a menor taxa dos últimos 25 anos. Destaca-se também que não houve registros de feminicídios em março, um marco importante na luta contra a violência de gênero.

Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs), englobando homicídios, feminicídios, lesões corporais seguidas de mortes e latrocínios, também atingiram o menor registro dos últimos anos, totalizando 60 casos no acumulado do trimestre, o que representa uma queda de 23,11%. Esse cenário é resultado de uma série de campanhas e ações dedicadas ao combate à violência doméstica, especialmente através do eixo Mulher Mais Segura do Programa DF Mais Seguro.

O constante aperfeiçoamento dos processos de gestão, aliado ao monitoramento microrregionalizado dos crimes, tem sido fundamental para a redução sistemática dos Crimes Contra o Patrimônio (CCPs). No trimestre, os roubos em transporte coletivo registraram uma redução expressiva de 64%, enquanto os roubos a comércio e residência tiveram quedas significativas de 41,9% e 35,4%, respectivamente. Apesar do aumento de 6,8% nos furtos em veículo no acumulado dos três meses, o mês de março apresentou uma redução de 14,5%, demonstrando a efetividade das medidas adotadas pela SSP-DF.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*