Com a epidemia de dengue se agravando em São Paulo, o estado já registra um total de 221 mortes decorrentes da doença. Segundo dados da Secretaria da Saúde, o estado contabiliza mais de um milhão de casos notificados da arbovirose, dos quais cerca de 45,4% foram confirmados, totalizando 471.989 casos confirmados.
O número de óbitos pode aumentar, pois 495 mortes ainda estão sob investigação, aguardando resultados de exames laboratoriais ou classificação por critério clínico-epidemiológico. Entre os casos confirmados, 567 foram qualificados como dengue grave, conhecida como dengue hemorrágica, destacando a gravidade da situação.
O Instituto Butantan alerta que uma em cada 20 pessoas pode desenvolver o quadro grave da dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Além disso, os dados mostram uma disparidade nos casos confirmados, com maior incidência em pacientes brancos. Os municípios mais afetados são Campinas, São José dos Campos, Ilhabela, Caraguatatuba, São Sebastião, Ubatuba, Ribeirão Preto e Guarulhos.
Seja o primeiro a comentar