Candidata a prefeita do México é assassinada no primeiro dia de campanha eleitoral

Uma candidata à prefeitura do partido governista foi assassinada a tiros na última segunda-feira, 3, na região central do México, durante um evento no primeiro dia de sua campanha eleitoral. Gisela Gaytán, que havia solicitado proteção às autoridades sem obter resposta, foi morta juntamente com um candidato à Câmara dos Vereadores, inicialmente tido como morto, mas posteriormente declarado desaparecido pelo Ministério da Segurança.

Na noite de segunda-feira, Gisela Gaytán havia acabado de apresentar seu plano estratégico de segurança em um começo em Celaya, Guanajuato, quando homens armados abriram fogo, matando-a instantaneamente. A Procuradoria-Geral de Guanajuato está conduzindo investigações sobre o assassinato, mas até o momento nenhuma prisão foi efetuada.

O motivo pelo qual Gaytán se tornou alvo não é claro, porém, o Estado de Guanajuato tem enfrentado uma escalada de violência, registrando alguns dos maiores índices de homicídios no México nos últimos anos, devido a disputas territoriais entre grupos criminosos. Esses eventos refletem um cenário preocupante de violência política no país, com um aumento de 236% nos incidentes entre 2018 e 2023, segundo a organização de pesquisa Civic Data.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*