A produção industrial em São Paulo continua a trajetória de crescimento, registrando um aumento acumulado de 4,3% no ano, conforme dados da Fiesp. Apesar das variações negativas em janeiro e fevereiro de 2024, o crescimento de 4,3% nos últimos 12 meses é impulsionado pela base de comparação, com a indústria extrativa liderando o avanço sobre a de transformação.
A resposta da produção industrial à queda da taxa de juros é esperada para ganhar força na segunda metade do ano, com a expansão da massa salarial contribuindo para esse movimento, segundo análise da Fiesp. Projetando um aumento de 2,2% para 2024, a Fiesp observa um pequeno recuo de 0,3% entre janeiro e fevereiro, ajustado sazonalmente, embora tenha havido crescimento de 5,0% em relação a fevereiro de 2023.
Apesar dos desafios, o setor industrial avança, registrando um aumento de 1,0% em 12 meses, mas permanece 1,1% abaixo do nível pré-pandemia, apontam os dados. Setores como veículos automotores, reboques e carrocerias, além de celulose, papel e produtos de papel, se destacaram positivamente, enquanto produtos químicos, indústrias extrativas e produtos farmoquímicos e farmacêuticos enfrentaram influências negativas em fevereiro.
Seja o primeiro a comentar