Ministra da saúde anuncia que vacinação contra HPV no Brasil agora é em dose única

A partir de agora, a vacinação contra o HPV no Brasil será feita em dose única, anunciou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, na noite desta última segunda, 1º. Essa mudança representa uma simplificação do esquema de imunização, que até então era composto por duas doses, visando combater a infecção, principal causadora do câncer de colo de útero.

A ministra destacou a importância da nova medida para proteger a população contra os riscos causados pelo HPV, especialmente o câncer de colo de útero. Ela enfatizou a necessidade de buscar ativamente jovens até 19 anos que ainda não receberam nenhuma dose da vacina, ressaltando o aumento no número de doses aplicadas em 2023, que alcançou 5,6 milhões.

A decisão de adotar a dose única da vacina foi respaldada por estudos científicos e segue recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Brasil continua a imunização de meninos e meninas de 9 a 14 anos, além de outros grupos prioritários, como vítimas de abuso sexual, pessoas vivendo com HIV, transplantados e pacientes oncológicos.

O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum em todo o mundo, sendo o principal causador do câncer de colo de útero. No Brasil, estima-se que cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com a doença anualmente, tornando a vacinação uma estratégia essencial para a prevenção do câncer e a proteção da saúde pública.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*