O Índice de Atividade Econômica (IBC-BR), considerado uma espécie de “prévia” do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou um crescimento de 0,6% em janeiro em comparação com o mês anterior, conforme divulgado pelo Banco Central do Brasil nesta segunda, 18. Este resultado, ajustado sazonalmente para permitir comparações entre períodos distintos, marca o quinto mês consecutivo de expansão no nível de atividade econômica.
Os dados do BC também revelaram que, em relação a janeiro do ano passado, o indicador do nível de atividade apresentou um crescimento de 3,45%. Além disso, no período de 12 meses até janeiro deste ano, o índice registrou um aumento de 2,47%, desconsiderando o ajuste sazonal.
As projeções do mercado financeiro para o PIB deste ano sugerem uma alta de 1,78%, indicando uma desaceleração em relação ao resultado de 2023, que foi de 2,9%. Por sua vez, para o ano de 2025, a expectativa é de um crescimento de 2%, indicando uma perspectiva de recuperação econômica gradual nos próximos anos.
Seja o primeiro a comentar