GDF lança programa para incentivar emissão de título de eleitor entre jovens

O Governo do Distrito Federal (GDF) e o Tribunal Regional Eleitoral do DF (TRE-DF) anunciaram, nesta última quarta, 13, o programa Eleitor do Futuro, voltado para jovens de 15 a 17 anos e 11 meses. A iniciativa visa facilitar a expedição dos documentos por meio de carretas do Na Hora, que estarão próximas a escolas de ensino médio e profissionalizantes nos próximos três dias, com a expectativa de atender mil alunos diariamente.

Em parceria com a Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus-DF) e a Secretaria de Educação do DF, o programa busca também reduzir o déficit na emissão de títulos entre os jovens. Segundo o TRE-DF, cerca de 40% das pessoas com idades entre 15 e 24 anos têm a emissão pendente.

Além de facilitar o processo de emissão, o Eleitor do Futuro reforça a importância da participação cívica e do exercício do voto desde cedo. O procedimento de registro inclui coleta de informações pessoais, assinatura, foto com medidas da face e impressões digitais, visando garantir maior segurança no momento da votação. A ação é especialmente relevante, pois, a partir dos 18 anos, o alistamento eleitoral é obrigatório, enquanto aos jovens de 16 anos completos a emissão do título é facultativa.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*