A partir desta próxima sexta, 15, os boletos bancários pagos até 13h30 poderão ser compensados no mesmo dia, dependendo do contrato estabelecido com a instituição financeira. Esse prazo de liquidação da cobrança no mesmo dia é conhecido como D+0, enquanto pagamentos realizados após às 13h30 continuarão com a liquidação no prazo de um dia útil (D+1), de acordo com informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
A medida impactará principalmente o credor do boleto, facilitando o recebimento do dinheiro no mesmo dia da sua quitação. Para o pagador do boleto, não haverá mudanças significativas. Contudo, no segmento de e-commerce, a Febraban destaca que a nova regra pode trazer vantagens tanto para o comércio quanto para os compradores, agilizando o processo de entrega de mercadorias e serviços.
Essa atualização faz parte de um projeto de modernização do sistema de pagamento de boletos e envolverá 136 instituições bancárias. O diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria, ressalta que, inicialmente, cerca de 57% dos boletos poderão ser processados no mesmo dia, enquanto 43% seguirão o prazo D+1. Com a implementação bem-sucedida, a Febraban planeja estudar a possibilidade de trazer toda a liquidação de boletos para o prazo D+0.
Seja o primeiro a comentar