A cidade de Lima, no Peru, foi escolhida como sede das próximas edições dos Jogos Pan e Parapan-Americanos, em decisão tomada durante uma Assembleia Geral Extraordinária realizada em Miami, nos Estados Unidos, nesta terça, 12. A candidatura da cidade peruana venceu a concorrência de Assunção, no Paraguai. Esta será a segunda vez na história que Lima sediará os eventos, após o sucesso dos Jogos realizados em 2019.
Os Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019 ficaram marcados como um momento de destaque para o esporte brasileiro, pois foi a primeira vez desde 1963, quando ocorreram em São Paulo, que o Brasil terminou o evento em segundo lugar no quadro geral de medalhas. O país conquistou um total de 169 medalhas, com 54 de ouro, 45 de prata e 70 de bronze, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
Além disso, Lima também foi o cenário da segunda melhor campanha do Brasil em uma edição dos Jogos Parapan-Americanos, com um total de 308 medalhas (124 de ouro, 99 de prata e 85 de bronze). A melhor performance da delegação brasileira na história da competição foi registrada em 2023, em Santiago, no Chile, quando conquistaram 343 medalhas (156 de ouro, 98 de prata e 89 de bronze).
Seja o primeiro a comentar