Nesta terça, 12, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou o lançamento do plano de expansão da rede federal de ensino técnico, com a criação de 100 novos campi de institutos federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) em todo o país. A iniciativa visa gerar 140 mil novas vagas, principalmente em cursos técnicos integrados ao ensino médio.
A expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, anunciada por Lula em dezembro de 2023 durante a Conferência Nacional de Juventude, busca aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica, proporcionando oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis. Os investimentos previstos somam R$ 3,9 bilhões, destinados à instalação de novos campi e melhorias em unidades já existentes.
O Nordeste será a região mais beneficiada, com 38 novos campi, seguido pelo Sudeste com 27, Sul com 13, Norte com 12 e Centro-Oeste com dez. São Paulo lidera entre os estados com 12 novos campi, seguido por Minas Gerais e Bahia com oito unidades cada.
Seja o primeiro a comentar