Neste último sábado, 9, o Governo do Distrito Federal (GDF) deu início à distribuição de hidrômetros para aproximadamente 13 mil moradores do Assentamento Dorothy Stang e da Nova Colina, ambos localizados em Sobradinho. O projeto de expansão da rede de abastecimento de água nessas áreas, com um custo total de R$ 10 milhões, visa proporcionar melhorias na qualidade de vida dos residentes.
O Assentamento Dorothy Stang, estabelecido em 2012 e atualmente em processo de regularização, abriga cerca de 2,6 mil pessoas distribuídas em 757 lotes. Em junho de 2021, tornou-se uma Área de Regularização de Interesse Social (Aris) após aprovação legislativa. A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) iniciou as obras de instalação da rede de água em 2023, contemplando não apenas o Assentamento Dorothy Stang, mas também a Nova Colina, que abriga mais de 10 mil habitantes.
O governador Ibaneis Rocha expressou a importância do Assentamento Dorothy Stang e a intenção de regularizar a área, destacando a entrega do serviço de água domiciliar como um marco significativo. A Caesb, através do presidente Luís Antônio Almeida Reis, informou que as obras na Aris estão 90% concluídas, proporcionando às famílias o acesso ao primeiro comprovante de endereço com a simbólica primeira conta de água. Após a instalação dos hidrômetros e dos ramais de distribuição, os moradores serão responsáveis por concluir a instalação dentro de seus lotes, com previsão de conclusão total das obras até o início de 2025. Quanto à entrega dos lotes regularizados, a expectativa é que o processo se inicie ainda neste ano, aguardando aprovação do projeto urbanístico pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan).
Seja o primeiro a comentar