Índice de letalidade violenta no Rio de Janeiro registra menor número de vítimas desde 1991

No estado do Rio de Janeiro, o índice de letalidade violenta apresentou uma queda significativa de 15% em janeiro, em comparação com o mesmo mês de 2023, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP). Este indicador, que engloba homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e morte por intervenção de agentes do Estado, atingiu o menor número de vítimas desde o início da série histórica em 1991.

O relatório do ISP destaca quedas expressivas em algumas categorias, como as mortes por intervenção de agentes do Estado, que reduziram em 45%, atingindo o menor patamar desde 2016. Os homicídios dolosos também apresentaram uma diminuição de 3%, registrando o menor número de vítimas desde 1991.

Além da queda nos índices de letalidade violenta, crimes contra o patrimônio também apresentaram declínios notáveis em janeiro. Os roubos de carga caíram 34%, alcançando o menor número de ocorrências desde 1999, enquanto os roubos de rua, incluindo roubo de aparelho celular, roubo a transeunte e roubo em coletivo, registraram o menor número de casos desde 2005. O relatório também destaca a expressiva retirada de armas de fogo das mãos de criminosos, com uma média de 15 armas apreendidas diariamente, incluindo dois fuzis a cada 24 horas. As polícias Civil e Militar efetuaram 3.430 prisões em flagrante e apreenderam 1.916 vezes drogas no mesmo período.

 

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*