Brasileiros têm até sexta para opinar sobre cigarros eletrônicos

A consulta pública da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre os cigarros eletrônicos no Brasil chega ao fim nesta sexta, 9. A sociedade pode participar por meio de um formulário eletrônico disponível no portal da agência, opinando sobre a proposta de manutenção da proibição desses dispositivos no país. A norma em discussão contempla a proibição da fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte, publicidade e divulgação dos produtos eletrônicos para fumar.

Desde 2009, a Anvisa proíbe no Brasil a importação, comercialização e propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar, conforme a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 46/2009. A participação social na consulta pública é de caráter consultivo e visa auxiliar a Anvisa na tomada de decisões relacionadas à formulação de políticas públicas sobre esses dispositivos. Após o término da consulta, a Anvisa avaliará as contribuições e divulgará um relatório no portal, um processo que pode levar alguns meses.

Essa proposta reforça o compromisso da agência reguladora em basear suas decisões no princípio da precaução, considerando a falta de dados científicos que comprovem as alegações associadas aos dispositivos eletrônicos para fumar desde a proibição inicial em 2009.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*