O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, anunciou sua vitória no primeiro turno das eleições realizadas no último domingo, 4, surpreendendo ao proclamar o triunfo duas horas após o encerramento da votação, antes de qualquer pronunciamento oficial. Em uma declaração feita por volta da 1h desta segunda, 5, Bukele afirmou ter conquistado a eleição presidencial com mais de 85% dos votos, além de garantir um mínimo de 58 dos 59 deputados do Parlamento, apresentando esses resultados como um recorde na história democrática mundial.
O Tribunal Superior Eleitoral de El Salvador começou a divulgar os resultados parciais e preliminares aproximadamente duas horas após a declaração de Bukele, por volta das 3h em Lisboa. Com cerca de 31,5% das sessões de voto apuradas, Bukele e o vice-presidente Félix Ulloa, do partido Novas Ideias, lideraram com quase 1,3 milhão de votos, deixando o candidato de esquerda Farabundo Martí, da Frente de Libertação Nacional, com 110 mil votos, em uma distância significativa. A Aliança Republicana Nacionalista (Arena, direita) ficou em terceiro lugar, somando aproximadamente 97 mil votos.
Ao garantir essa vitória, Nayib Bukele torna-se o primeiro presidente da era democrática de El Salvador a conquistar a reeleição, embora isso esteja limitado a dois mandatos após uma polêmica alteração, em 2021, na interpretação constitucional.
Seja o primeiro a comentar