Após dois dias de treinamento pela Secretaria de Saúde (SES-DF), 247 militares do Exército Brasileiro se juntaram aos agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (AVA) para intensificar as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, nas regiões de Samambaia e Ceilândia, no Distrito Federal. A operação conjunta teve início na última quarta, 31, e visa fortalecer os esforços de combate à dengue, que já registrou 16.570 casos notificados nos primeiros 25 dias do ano na capital federal.
Os militares atuarão todos os dias da semana, das 8h às 17h. Serão quatro frentes de trabalho essencial: reforço na aplicação de fumacê, trabalho de campo, com visitas domiciliares e inspeções; fornecimento de ambulâncias para apoio no atendimento médico emergencial; e empréstimo de camas de campanha para as tendas de acolhimento.
Com o aumento expressivo de casos de dengue, a iniciativa conjunta entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Exército reforça o compromisso em enfrentar a situação de emergência na saúde pública. O GDF mantém tendas de acolhimento nas regiões mais afetadas, oferecendo serviços como testes rápidos de dengue, atendimento médico emergencial, hidratação de pacientes e orientações à população sobre o combate ao mosquito. As unidades básicas de saúde estão preparadas para receber os cidadãos, com horários ampliados e atendimento aos fins de semana.
Seja o primeiro a comentar