A Organização Meteorológica Mundial (OMM) confirmou hoje um novo recorde de temperatura na Europa, atingindo 48,8°C na ilha italiana da Sicília em 11 de agosto de 2021. Este valor supera o recorde anterior de 48°C, registrado na Grécia em 1977. A OMM verificou rigorosamente os dados, instrumentos e condições para validar o recorde siciliano, destacando sua importância e alertando para a possibilidade de extremos ainda mais severos no futuro.
O registro na Sicília foi notificado por uma estação meteorológica automatizada em Siracusa e verificado por um painel internacional de cientistas atmosféricos. Apesar de um recorde anterior na Grécia em 1977, que não foi verificado de forma independente pela OMM, a confirmação do novo recorde italiano destaca a importância da validação rigorosa. Os resultados da investigação foram publicados na revista International Journal of Climatology, evidenciando o compromisso da OMM com dados precisos.
Além disso, a OMM investiga se o ciclone tropical Freddy quebrou o recorde de ciclone tropical de maior duração. Formado em fevereiro de 2023 na costa da Austrália, o Freddy impactou duas vezes o Sul da África. A validação do recorde de duração ainda está em andamento, e especialistas reconhecem a possibilidade de extremos climáticos mais severos no futuro europeu.
Seja o primeiro a comentar