Polícias de 16 países latino-americanos unem esforços para combater violência no Equador

Representantes de diversas forças policiais de 16 nações latino-americanas se reuniram na última sexta, dia 12, por meio de videoconferência, para abordar estratégias a fim de enfrentar a crescente onda de violência que tem impactado o Equador. O encontro, promovido pela Comunidade de Polícias das Américas (Ameripol), foi convocado pelo diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, que também ocupa o cargo de secretário-executivo dessa organização internacional que congrega diversas corporações policiais do continente.

A crise de segurança pública que assola o Equador há alguns anos é atribuída à atuação de facções criminosas ligadas ao narcotráfico, resultando, nos últimos dias, em cerca de 13 óbitos em meio a motins, sequestros e confrontos.

Durante a reunião, os participantes aprovaram propostas que incluem o intercâmbio de informações de inteligência para combater o crime organizado, a disponibilização de equipamentos de inteligência, apoio na identificação dos detentos do sistema penitenciário equatoriano e a oferta de cursos de desarticulação do crime organizado. Cabe destacar que a PF brasileira possui expertise nesse último tema. Todas as nações envolvidas encaminharão as propostas de cooperação policial à secretaria-executiva da Ameripol, que formalizará o envio ao Equador até este sábado, dia 13.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*