O ator William Shatner, que interpretou o famoso Capitão Kirk nos filmes e na série de ficção científica Jornada nas Estrelas, conheceu, pela primeira vez, nesta quarta, 13, o espaço que por décadas viveu com seu personagem cênico. Na série, Kirk vivia intensamente entre uma galáxia e outra. Mas agora, como William, pode contemplar o mágico azul da terra e o sol da forma mais vibrante que seu próprio personagem poderia imaginar.
Talvez, fora de seu eternizado personagem, William jamais imaginou que estaria um dia a bordo de uma aeronave rumo à verdadeira “jornada nas estrelas”.
A decolagem do foguete, que fez William contemplar um sonho espacial, aconteceu às 11h50 (horário de Brasília), no Texas, Estados Unidos, com ampla cobertura da imprensa mundial e acompanhamento dos fãs do saudoso Capitão.
O ator, que está no auge dos seus 90 anos, se tornou a pessoa de mais idade a ir ao espaço. William descreveu emocionado a sensação de estar na gravidade zero: “Todos no mundo precisam sentir isso. Foi inacreditável. Rapidamente, o céu deixa de ser azul e escurece, e ao olhar para baixo é a Terra que fica azul. Nunca esperei essas mudanças de cores. Um azul que vai ficando tão claro e, em um minuto, fica escuro. De repente, se atravessa o azul e se passa a ver o escuro, enquanto a luz está lá embaixo”, disse.
A aventura durou cerca de 10 minutos. Nesse tempo, o ator e mais três passageiros tiveram cerca de quatro minutos para apreciar a paisagem com a sensação de gravidade zero, a uma altitude de 100 quilômetros em relação à Terra, – onde alcançaram a Linha de Kárman, fronteira entre a atmosfera terrestre e o espaço.
Após a decolagem, com a ajuda do foguete New Shepard NS-18, a cápsula da Blue Origin, que levou os quatro tripulantes, pousou ao meio-dia (horário de Brasília), também, no Texas (EUA).
Empolgação e emoção eram descritas nos seus sorrisos. Seus olhares traziam algo tão indiscritível que, nem mesmo o Capitão Kirk, – com toda a sua experiência pelas galáxias -, pode descrever.
Sou fã da série e fã desse cara que aos 90 anos não pensa em parar e está sempre surpreendendo!