Na tarde da última terça, 26, a Polícia Federal efetuou a prisão de um dos principais narcotraficantes do Uruguai em um condomínio localizado em Foz do Iguaçu, Paraná. O indivíduo é alvo de um mandado de prisão preventiva emitido pela justiça paraguaia em março de 2022, relacionado a acusações de tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Desde a emissão de sua Difusão Vermelha pela INTERPOL, o fugitivo vinha se ocultando em diversos países da América do Sul.
Além de ser procurado pelas autoridades paraguaias, o detido é irmão do mais procurado pela Justiça do Uruguai por tráfico internacional de drogas. Sua atuação envolvia intermediar viagens da Bolívia para o Paraguai, com o propósito de facilitar as transações ilegais de seu irmão e efetuar os pagamentos necessários às organizações criminosas fornecedoras de drogas.
O foragido encontrava-se no brasil para acompanhar o nascimento de seu filho, cuja mãe seria uma cidadã boliviana. Os mandados de prisão e busca e apreensão cumpridos foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal, atendendo a solicitação da Coordenação-Geral de Cooperação Policial da PF (CGCPOL/DCI).
Segundo informações da PF, os irmãos são membros do grupo criminoso Primer Cartel Uruguayo, que possui considerável poder financeiro, a ponto de conseguir corromper agentes da INTERPOL paraguaia. Três desses agentes foram detidos no final de novembro, conforme informou o Ministério Público do Paraguai. O que segue foragido é procurado por agências como Europol, DEA e a própria INTERPOL.
Seja o primeiro a comentar