A aprovação da reforma tributária no Brasil e o aumento da cotação internacional do petróleo impulsionaram um dia de alívio no mercado financeiro. A bolsa de valores atingiu um novo recorde, fechando com o índice Ibovespa da B3 em 131.084 pontos, alta de 0,68%. Esse resultado superou o recorde anterior registrado na última quinta, 14.
No mercado de câmbio, o dólar comercial encerrou o dia a R$ 4,905, uma queda de R$ 0,032 (-0,65%), atingindo o menor nível desde 6 de dezembro. A moeda americana apresenta uma redução de 0,2% neste mês e 7,1% em 2023.
Tanto fatores internos como externos contribuíram para o otimismo no mercado financeiro. No Brasil, a aprovação da reforma tributária e da medida provisória limitando as ajudas financeiras do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) compensaram perdas anteriores após a derrubada do veto da desoneração da folha de pagamentos. No cenário internacional, o aumento no preço do petróleo, impulsionado pelo ataque a navios petroleiros no Mar Vermelho, beneficiou os países produtores de commodities, como o Brasil. Isso refletiu positivamente nas ações das petroleiras, que têm um peso significativo na bolsa brasileira.
Seja o primeiro a comentar